Os dados inseridos no Banco de Indicadores do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS, desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM estão sendo atualizados. Na última semana foram inseridos dados que até então não constavam sobre Meio Ambiente.
O Banco de Indicadores traz dados refinados, com a evolução dos números entre 2005 e 2013. Desta forma, ele facilita o entendimento de cada indicador, colaborando para que o gestor público direcione suas ações de modo a melhorar seus índices.
Os dados do meio ambiente inseridos são provenientes do Sistema Nacional de Saneamento – SNIS. “Infelizmente não temos dados de todos os municípios. O motivo é que o SNIS não é obrigatório e alguns acabam não respondendo, lamentamos porque estes municípios não terão informações necessárias que os auxiliem na tomada de decisões”, informa o coordenador da área de Desenvolvimento Regional da FECAM, Emerson Souto.
São mais de 40 informações como abastecimento de água, paralisação no sistema de distribuição de água, quantidade de interrupções sistemáticas, volume de água consumido, população atendida, investimentos com recursos do município, entre outros.
Economia
Na última semana também foram atualizadas mais de 150 informações referentes a Produção Agrícola e Animal de Santa Catarina. Os dados são do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística – IBGE e trazem apontamentos como área colhida, lavoura temporária e permanente, produção efetiva de rebanho, produção de derivados de origem animal, entre outros.