You are currently viewing Conferência Municipal de Saúde elege propostas para a Conferência Estadual e Nacional

Conferência Municipal de Saúde elege propostas para a Conferência Estadual e Nacional

A Conferência Municipal de Saúde realizada nesta quarta-feira (10) teve uma boa participação da comunidade lourenciana, a qual apontou várias propostas para serem defendidas nas esferas municipal, estadual e federal.

A plenária foi dividida em quatro grupos, que levantaram as propostas baseadas nos eixos discutidos durante a conferência. Dentre as propostas foi dado destaque principalmente a proposta de garantir e ampliar o atendimento de especialidades com o município de Pato Branco, bem como o cumprimento da contratualização e reajuste.

O gestor de saúde e consultor técnico, Eloi Trevisam, palestrante do evento, falou da importância da conferência como espaço democrático de discussão e apresentação de propostas que podem mudar para melhor a gestão e os programa de saúde pública. Eloi, defendeu veementemente o Sistema Único de Saúde(SUS), destacando esse como o maior e um dos melhores planos de saúde que existe, pois é um sistema que garante atendimento de forma igualitária à todos os brasileiros. 

Na oportunidade também, foram eleitos os delegados e suplentes que representarão o município de São Lourenço do Oeste, na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em Florianópolis no dias 23 24 e 25 de setembro e a nacional que acontecerá de 01 a 04 de dezembro em Brasília 

Propostas aprovadas:

Grupo I 
Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade e Participação Social;

Propostas Municipal 
Implantação de Serviços de Acolhimento – ouvidoria e informação na Policlínica Municipal; Contratação de profissionais especialistas no serviço público municipal para diminuir gastos com transporte para outros municípios; Contratação de Profissional de Ortodontia para pacientes de grupos especiais que contém na pactuação CEO II de SLO Cumprimento na contratação da equipe de profissionais do NASF; Implantação de Gestão Plena para promover e consolidar o pleno exercício por parte do poder público municipal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.

Propostas Esfera Estadual 
Aumentar o número de atendimentos dos serviços de média complexidade nos exames e consultas de cardiologia, proctologia, dermatologia, endocrinologia; Ampliar o serviço do SAMU Básico para UTI avançada; Aumento de insumos e medicamentos para o programa de tabagismo para os municípios;

Propostas Esfera Federal 
Reajuste da tabela SUS periodicamente, sendo assim os municípios e estabelecimentos hospitalares terão condições de atender os usuários do SUS com melhor complexibilidade e igualdade; Contratação de médicos peritos para todas as unidades do INSS.

Grupo II 
Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;

Propostas Esfera Municipal 
Criar Plano de Cargos e Salários específicos para profissionais da saúde 

Propostas Esfera Estadual 
Garantir e ampliar no atendimento de especialidades com o Município de Pato Branco; Cumprimento da contratualização e reajuste.

Propostas Esfera Federal 
Cumprimento da contratualização e reajuste 

Grupo III
Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;

Propostas Esfera Municipal 
Melhoria da segurança oferecida aos profissionais da saúde;

Propostas Esfera Federal 
Aumento no repasse de recursos para 12%, hoje não sabemos qual é o valor correto de repasse do governo federal.

Grupo IV
Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado;

Propostas Esfera Municipal 
Deficiência no atendimento médico, falta de atenção ao usuário, o profissional precisa ouvir mais os usuários; Tratamento igualitário, acabar com o jeitinho brasileiro, de não seguir o protocolo; Melhorar a publicidade sobre os serviços prestados pelo SUS, para redução de reclamações por falta de conhecimento do sistema; Aplicação melhor dos recursos para ampliação dos serviços, diminuindo as judicializações, e ampliação da lista medicamentos e insumos; Garantia da educação continuada para os profissionais de saúde, dentro do horário de trabalho, com troca de informações e experiências.