Para auxiliar as gestões municipais a conquistar a eficiência e cumprir com a missão de assegurar serviços públicos de qualidade à população, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM e as Associações de Municípios de Santa Catarina promovem o 11º. Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais e o 6º. Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, entre os dias 18 e 20 de maio. É fundamental que as diferentes políticas públicas atuem de forma articulada aproximando as secretarias municipais e integrando seus dirigentes e técnicos.
Nesta segunda-feira (18), às 18 horas, na Associação Catarinense de Medicina- ACM, em Florianópolis, cerca de mil profissionais da contabilidade, da área de finanças e da área social das prefeituras acompanharam a solenidade de abertura de ambos os eventos. “Eles são de suma importância para que técnicos e gestores recebam novas informações e possam a cada dia mais ser mais eficientes, está aí a importância de investirem em vocês mesmos”, explica o presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Chapecó, José Caramori. “Vocês, são permanentes a frente da gestão pública e vocês tem a responsabilidade da continuidade das políticas públicas”, enfatiza.
Além do presidente da FECAM, compuseram a mesa a vice-presidente da FECAM e prefeita de São Cristovão do Sul, Sisi Blind; o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Ordem Tributária do Ministério Público de Santa Catarina, Giovanni Andrei Franzoni Gil; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Vânia Maria Machado; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores municipais de Assistência Social, Ana Cláudia da Silveira Quege; a vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Michele Patrícia Roncálio; o diretor executivo da FECAM e diretor-geral a EGEM, Alexandre Alves; o diretor geral do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, Gilsoni Albino e o conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, Igor Schütz dos Santos.
A conferência de abertura foi ministrada pelo procurador do Estado de Goiás, Rafael Arruda de Oliveira. Ele abordou as novas modalidades de parceria da Lei 13.019/14, que passa a vigorar em 27 de julho deste ano e define diretrizes para a política pública de fomento e de colaboração entre as organizações da sociedade civil e a gestão pública, instituindo o termo de colaboração e o termo de fomento.
O palestrante apresentou o panorama atual das gestões municipais e destacou alternativas para tornar o poder público mais eficiente. “Os municípios devem ter estrutura para dar início aos projetos de parceria investindo em modelos sustentáveis e fiáveis”, apontou Arruda. O palestrante reforçou que é do poder público a função de planejamento, não podendo ser repassada a terceiros. “Não há qualquer minimização do papel poder público, pois é ele quem elabora as políticas públicas setoriais”, avalia. “O que interessa é o atendimento da população e a excelência nas políticas públicas”, conclui.
“A Mágica do Sucesso: Perseguindo Altos Níveis de Desempenho” foi a última palestra deste primeiro dia d eventos. Temas como sucesso, trabalho em equipe, motivação e metas foram alguns dos temas abordados pelo mágico palestrante.