O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Defesa Civil, apresenta no dia 19 de maio, às 10 horas, em Chapecó (Centro Eventos Chapecó), o Projeto de Diagnóstico da Estiagem no Oeste Catarinense. O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, participará do ato que contará ainda com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo; secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira.
O projeto está sendo desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc com o financiamento da Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina, no âmbito de uma parceria envolvendo a Udesc e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina – Fapesc.
A a primeira fase do trabalho, desenvolvida durante quatro meses, consistiu em um diagnóstico das principais variáveis dos processos de estiagem no Oeste de Santa Catarina.
A segunda etapa, a qual o projeto se encontra, visa o aprofundamento na análise documental e, em especial, a realização de trabalho de campo, incluindo uma oficina por microrregião. Esta etapa consiste na interação com a comunidade. Moradores, agricultores, lideranças, administradores públicos, gestores das águas e todos os segmentos serão ouvidos para compilar a informação e chegar ao consenso de quais as alternativas mais convenientes para minimizar os efeitos de seca/estiagem no Oeste.
A última etapa consistirá em três meses para elaboração de uma proposta de modelo sistêmico, complexo, de gestão dos eventos de estiagem e, por extensão, dos recursos hídricos da região e redação do relatório final, contendo subsídios para um plano diretor de estiagem, que será elaborado pela Secretaria da Defesa Civil.
O objetivo é o de nortear o enfrentamento dos longos períodos de seca e ou estiagem, como o que foi registrado em 2012, no Grande Oeste, o Governo do Estado.
Estiagem no Oeste:
Em um levantamento preliminar, a Defesa Civil de Santa Catarina estima que existam no Oeste mais de 50 mil poços artesianos ilegais. A Defesa Civil decidiu estudar possibilidades de ordenamento do uso inteligente da água que corta a região.
Segundo o trabalho preliminar das instituições envolvidas no levantamento de informações, a estiagem no Oeste do Estado é considerada um dos fenômenos que causa emergência e desastres naturais com maior período de durabilidade. O comparativo é com situações de enchentes e deslizamentos.
De acordo com dados estatísticos da Defesa Civil de Santa Catarina, entre 2002 e 2012 foram registradas mais de mil (1003 ocorrências) decretações de situações de emergência, somente superada pelas enxurradas (1028 ocorrências).