You are currently viewing Servidores Municipais serão capacitados quanto ao Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

Servidores Municipais serão capacitados quanto ao Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

Atualizar os conteúdos teóricos e práticos das novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – NBCASP para a melhoria das informações que integram as Demonstrações Contábeis e Relatórios necessários à consolidação das contas públicas. Este é um dos objetivos do 11º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, que ocorre entre os dias 18 e 20 de maio, na Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis e busca capacitar cerca de 500 servidores municipais das áreas de Finanças, Contabilidade e Controladoria.

“O repasse de informações sobre as novas Normas é importante em virtude das alterações que vão ocorrer na nova contabilidade pública com a implantação do novo plano de contas”, destacou o diretor executivo da FECAM, Alexandre Alves. Entre os temas debatidos destaque para o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, envolvendo Mecanismos para a Consolidação das Demonstrações Contábeis e Crédito Empenhado em Liquidação, assuntos que serão abordados pelo auditor fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE, Luiz Cláudio Viana. “O objetivo é explorar cada um destes temas de forma ampla já que são imagens novas dentro do Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público”, diz ele. “Até hoje o enfoque foi muito orçamentário, a partir do novo sistema será gerada informação em relação ao patrimônio e suas alterações, mediante os princípios contábeis”, conclui Alves.

A Consolidação das Demonstrações Contábeis vai permitir a padronização do Plano de Contas que, segundo Viana, vem agora com uma metodologia para consolidar todos os dados do país. “Para os profissionais da área contábil pública a Consolidação vai facilitar a troca de ideias e vai permitir que os municípios discutam assuntos já que agora todos utilizam o mesmo Plano de Contas. Até ano passado cada um fazia o Plano do seu jeito e isso gerava uma certa dificuldade no repasse de conhecimentos”, explica o palestrante.

Para o auditor os grandes beneficiados com a padronização serão o Estado e a União, que com a consolidação das contas terão dados precisos e passarão a ter maior conhecimento de suas realidades podendo direcionar suas ações mais assertivamente.

Já o Crédito Empenhado em Liquidação também é uma figura que até então não existia e que gera dúvidas na aplicação. No Balanço Patrimonial o Passivo Financeiro representa as obrigações decorrentes do empenho de despesas que ainda não foram pagas. No entanto, deve-se somar às contas de Passivo e Patrimônio Líquido o saldo dos empenhos emitidos, mas que ainda não foram entregues ou cujo o serviço ainda não tenha sido realizado. Este saldo fica então na conta Crédito Empenhado a Liquidar.

No entanto, os empenhos daqueles produtos que foram adquiridos, chegaram até as administrações públicas, mas ainda não foram liquidados por estarem sendo verificados e analisados, eles já se encontram como Passivo, pois o empenho e a entrega do material já aconteceu.

Tornou-se então necessária uma conta intermediária entre o empenho e a liquidação para onde deve ser transferido este saldo. Esta conta é o “Crédito Empenhado em Liquidação”. “No momento do Crédito Empenhado a Liquidar o que seria um passivo financeiro. Como já é um bem, é preciso tirar do “A Liquidar” e colocar “Em Liquidação”. Com isso evita-se a duplicação de valores e faz-se a correta contabilização do passivo”, explica o palestrante.

O 11º Congresso de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais abordará ainda a Gestão e a Arrecadação Municipal, o Controle Interno Municipal, Consórcios, Fonte de Recursos, eventos contábeis específicos, regras de Integridade do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP, Consistência de Registros e Saldos no Novo Plano de Contas, Demonstrativos Contábeis e patrimônio Público.

Mais informações e Inscrições aqui.