Começa nesta segunda-feira (04), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 39,7 milhões de pessoas até o dia 22. A vacina disponibilizada protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Fazem parte do grupo vulnerável as pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.
De acordo com a enfermeira Catia Schafer é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno e para isso é necessário procurar o quanto antes as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e se imunizar.
De acordo com o Ministério da Saúde a vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo estudos a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
O dia ‘D’ da campanha acontecerá no dia 9 de maio em todo país e em São Lourenço será realizada durante o dia todo no horário das 8h ás 17 horas na Policlínica no centro e nos bairros Santa Catarina, Cruzeiro e São Francisco.
Segue abaixo o cronograma de vacinação:
Período de Campanha dia 04 ao dia 22 de maio de 2015
Unidades e dias de vacinação
Policlínica do Centro – Segunda á Sexta-Feira
Unidade Santa Catarina – Sextas-Feiras
Unidade São Francisco – Quartas-Feiras
Unidade Cruzeiro/Brasília – Quintas-Feiras
Unidade São Roque – terça feira – dia 05-05, após nas Sextas-Feiras.
Unidade do Presidente Jucelino – Quartas- Feiras
Unidade do Frederico Wastner – Segundas-Feiras