Na tarde desta terça-feira (28) o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, recebeu o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori e o diretor de Articulação Institucional da entidade, Celso Vedana, na sede da secretaria estadual.
Na oportunidade os representantes da entidade municipalista pediram ao secretário de Estado que articulasse a participação do Governo do Estado no aprimoramento do Sistema de Indicadores. “Precisamos trabalhar todos juntos, unir as instituições para juntos melhorarmos os níveis de desenvolvimento dos municípios e do Estado, para que unidos e com base nos índices apurados sejamos capazes de formular políticas públicas e auxiliar nos caminhos a serem seguidos. Quem ganha é sociedade”, enfatiza Caramori.
“Pedimos colaboração para que possamos ampliar o trabalho que desenvolvemos até aqui. Queremos evoluir para fazer uma cultura diferente de busca por dados para o planejamento de políticas públicas. Só conseguiremos isto estando unidos”, explica Vedana. “Iniciamos o trabalho, queremos expandi-lo e há uma possibilidade de interação. Cada um tem informações e não queremos perder a oportunidade de cruzar estes dados”, finaliza Caramori. O secretário de Estado Murilo Flores se comprometeu a articular os meios de participação do Governo do Estado na rede de apoio ao Sistema de Desenvolvimento Municipal Sustentável
O SIDEMS é uma base de dados, desenvolvido pela FECAM, que centraliza informações dos municípios catarinenses e gera um índice de desenvolvimento. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar os gestores públicos na formulação de políticas públicas, reúne dados para a tomada de decisão por parte de investidores, além de facilitar a construção de programas municipais que melhorem o atendimento ao cidadão. A ferramenta é ligada a rede colaborativa integrada composta por entidades representativas da sociedade civil organizada, universidades e agentes públicos. O objetivo da rede é o de fortalecer o SIDEMS articulando a participação das instituições na produção, crítica e análise de dados indicadores relativos ao desenvolvimento sustentável dos municípios.
Caramori ainda convidou o secretário para o Encontro de Dirigentes da Rede SIDEMS, que ocorre no dia 5 de maio e vai reunir os dirigentes das entidades que formam a rede de apoio do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável.
Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS
O sistema é um auxiliar dos gestores e instituições para transportar os municípios e regiões catarinenses a patamares mais elevados de desenvolvimento. A proposta consiste em um software que busca informações nos mais diversos órgãos e, a partir deles, formam-se índices. O sistema tem como base quatro dimensões da sustentabilidade: político-institucional, ambiental, econômico e sociocultural. Além dessas dimensões o IDMS é composto por nove subdimensões: educação, saúde, cultura, habitação, economia e renda, meio ambiente, participação social, gestão pública e finanças. No total são quatro dimensões, nove subdimensões, 30 indicadores e 62 variáveis.