Ainda há chance para se inscrever no Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas à Primeira Infância. As melhores práticas e experiências na atenção e cuidados à primeira infância serão premiadas pela Medalha Zilda Arns. As inscrições, que já haviam se encerrado, foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (10).
O Prêmio é um instrumento para identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância, que estejam contribuindo de forma significativa para a defesa e garantia de direitos desta fase tão importante da vida do ser humano. Poderão participar da seleção para premiação, entidades e pessoas que tenham práticas voltadas a gestantes e crianças de 0 a 6 anos nas categorias: educação infantil; disciplina positiva; voluntariado; políticas integradas para a Primeira Infância. O Edital completo pode se acessado aqui.
A Medalha faz parte do Prêmio Nacional promovido pelo Município de Forquilhinha, em parceria com a UNICEF e a Pastoral da Criança, que será entregue durante o 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância, que ocorre no Município, entre os dias 22 e 24 de abril.
2º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um tributo a Zilda Arns
Promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, prefeitura de Forquilhinha, UNICEF e Pastoral da Criança, com a realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, o Seminário tem como objetivo principal valorizar pessoas e entidades que lutam pela promoção, proteção, defesa e garantia de direitos de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, contribuindo para uma mobilização nacional em favor da vida e dando visibilidade às práticas de sucesso.
A ideia do seminário surgiu da iniciativa de manter viva a memória da Dra. Zilda Arns, já que ela foi uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente. O evento tem ainda como objetivos específicos identificar as particularidades que as gestantes e crianças de 0 a 6 anos necessitam, disseminar as experiências exitosas em prol dos direitos do grupo e estimular a realização de ações e serviços voltados a gestantes e crianças de 0 a 6 anos que contribuam de forma significativa para a promoção, proteção, defesa e garantia de direitos dessa fase da vida.
Ele é voltado para conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Educadores, Socioeducadores, Orientadores Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Promotores, Juízes, Advogados, Conselheiros de demais Políticas Públicas, Secretários Municipais, bem como demais atores do Sistema de Garantia de Direitos. O evento conta com o apoio da Rede Nacional Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e Fundação Xuxa Meneghel.
As inscrições tanto para o seminário como para o Prêmio são gratuitas e devem ser feitas com pelo site www.egem.org.br.