Com apoio da Epagri, SC Rural e Prefeitura Municipal e orientados pelo extensionista de Coronel Martins, Elean José Balastrelli, muitos agricultores do município estão colocando em prática os Sistemas Silvipastoris, com plantio de eucalipto clonal, em áreas de geadas fracas e ausentes, com espaçamentos 12m entre linhas e 3m entre plantas, e utilizando somente uma linha, em potreiros, e nos projetos de Pastoreio Racional Voisin, as linhas dos piquetes.
O Sistema Silvipastoril (SSP) é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área. Nesses sistemas, ocorrem interações em todos os sentidos e em diferentes magnitudes.
Os SSPs apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os produtores e para a sociedade. São sistemas multifuncionais, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva.
A criação de animais com árvores dispersas na pastagem, árvores em divisas e em barreiras de quebra-ventos, podem reduzir a erosão, melhorar a conservação da água, reduzir a necessidade de fertilizantes minerais, capturar e fixar carbono, diversificar a produção, aumentar a renda e a biodiversidade, melhorar o conforto dos animais.