Na segunda-feira (26) uma equipe de profissionais, formada pela farmacêutica, Maristela Lorencetti, pela técnica de enfermagem Rosicler Krindges e pelo médico Diego Rathke, esteve no auditório da Unidade Básica de Saúde no município para distribuir aos pacientes de um dos grupos de Saúde Mental o kit de remédios dentro da nova frasqueira de acondicionamento de medicamentos.
Segundo a farmacêutica, Maristela, essa frasqueira idealizada pela Unidade de Saúde do município, tem como principal objetivo facilitar a separação dos medicamentos, promovendo o uso correto do mesmo.
A bolsa contém três divisórias, além de separadas por cor também apresenta a escrita: manhã, meio-dia e noite acompanhada de desenhos para pacientes que não sabem ler. "Isso tudo porque esse pacientes tomam diversos remédios e assim facilita na hora de ingerir para não confundir os remédios com os horários", explica.
Atualmente o município conta com 168 pacientes dividido em quatro grupos. Para o médico Diego o desafio da Unidade não é só a entrega da medicação correta mas também a orientação para que o paciente tome os medicamentos corretamente, ou seja, no ordem , quantidade e horário certo. "A medicação é forte e ela pode provocar tanto bem quanto mal estar dependendo da maneira como é ingerida", destaca.
Ele também afirma que nesse grupo de Saúde Mental não é feito re-consultas antes da entrega de medicamentos é apenas realizada a renovação da receita para que seja evitada possíveis crises nos pacientes. Diferente dos grupos de Diabéticos e Hipertensos onde, antes da entrega de medicação é realizada consulta.
Para a paciente, Soeli Welter, a frasqueira facilita na organização dos medicamentos. "Fica tudo organizado aí a gente não corre o risco de confundir e misturar os medicamentos", afirma.