Descarte ecologicamente correto de medicamentos é tema de projeto em São Benardino

 

 Com o objetivo principal de conscientizar a população bernardinense quanto aos riscos humanos e ambientais do descarte de medicamentos vencidos e sobras nos esgotos e lixos domésticos é que a administração municipal de São Bernardino, através da farmacêutica da Unidade de Saúde, Maristela Lorencetti, está desenvolvendo o Projeto de "Coleta de sobras de medicamentos para descarte ecologicamente correto".

Segundo a coordenadora do Projeto, Maristela, será disponibilizado na Unidade de Saúde um ponto de coleta apropriado, onde todo o medicamento descartado tem seu destino correto. Medicamentos vencidos serão "incinerados" de acordo com o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Saúde e os medicamentos que ainda não estão vencidos serão reaproveitados por outros pacientes.

A farmacêutica também explica que além de conscientizar a população, o projeto também tem o intuito de despertar a população para os riscos do descarte de medicamentos vencidos ou sobras no esgoto e lixo doméstico. "O descarte correto desses medicamentos é de extrema importância, pois normalmente esses resíduos são jogados no lixo comum ou na rede de esgotos e dependendo das características físico-químicas, a população pode sofrer as conseqüências indiretas da agressão ao meio ambiente, como a contaminação de produtos alimentícios, do ar, da água e do solo", explica.

O secretário municipal de saúde, Lacir Piaia, destaca que a Unidade promove projetos como esse pensando na saúde e bem estar da população. Destaca que a devolução desses medicamentos podem ser realizadas para as agentes de saúde ou no ponto de devolução dentro da unidade. Afirma que "também estamos distribuindo folderes explicativos para as pessoas obterem mais conhecimento sobre os perigos que o destino incorreto desses medicamentos pode causar".