O secretário de Desenvolvimento Rural de São Lourenço do Oeste, Saulo Sutilli, solicitou o espaço da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de São Lourenço, na segunda-feira (12) para apresentar ao Legislativo informações sobre o “Programa São Lourenço mais leite”, que é desenvolvido pela sua Secretaria.
De acordo com Sutilli, a produção de leite é um dos fatores que vem fazendo com que os agricultores ainda permaneçam em suas propriedades. Frisou que essa atividade se destaca em nossa região pelo relevo, pois o solo desfavorável não propicia o plantio de grãos.
Informou que o projeto implantado em São Lourenço visa uma melhor administração da propriedade, a sanidade, o manejo, a nutrição, a genética e o aumento da produtividade.
O secretário destacou que um grupo de agrônomos, veterinários e zootecnistas escolheram 16 comunidades do município, onde uma propriedade será transformada em unidade demonstrativa, com os vizinhos podendo realizar um intercâmbio de conhecimentos. Nessas propriedades uma vez por mês serão realizadas palestras para os produtores, com o objetivo de oferecer alternativas tecnológicas a todos, principalmente os pequenos e médios.
O Programa São Lourenço mais leite será desenvolvido nas comunidades de: Três Voltas, Nova Farroupilha, Novo Guaporé, Santa Inês, Santos Dumont, Linha Bessegato, Linha Filipini, Frederico Wastner, Lageado Raul, Santa Terezinha, São João, Lageado Antunes, Santana, São Caetano, Limoeiro e São Roque.
Segundo Sutilli esse projeto não oferece nenhum produto, mas as técnicas adequadas de manejo.
“O objetivo do Programa é aumentar a produção leiteira nas propriedades em torno de 25 por cento”, salientou.
São Lourenço do Oeste produz, segundo dados da Secretaria, em torno de três milhões de litros por mês, e com a efetividade do programa calcula-se um incremento de produção de cerca de 700 mil litros/mês.
Os parlamentares destacaram a importância do Programa para a permanência dos pequenos produtores na propriedade, pois julgam ser de fundamental importância a produção de leite na geração de renda no campo.
Aproveitando a presença do Secretário na Câmara, várias indagações foram realizadas pelos vereadores a respeito dos serviços executados pela Secretaria, com algumas cobranças feitas pelos vereadores Idalino Bampi e Valmir Maboni, da bancada do Partido dos Trabalhadores, com relação ao atendimento a diversos produtores.
Fonte: Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste/SC