Conforme a nutricionista da unidade de saúde de São Bernardino, Patrícia Sabedot, as atividades realizadas com os alunos do núcleo escolar Aldino Leo Scheid foram a montagem da pirâmide alimentar, explicações de como ter uma alimentação saudável e explicação das conseqüências do excesso de peso.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.
Uma avaliação nutricional já foi realizada no mês de agosto de 2011, e foram avalizadas 312 crianças entre 4 e 14 anos de idade, que freqüentam as escolas do município. A avaliação do estado nutricional da população infantil é importante aos serviços de saúde pública, e que a aferição do peso e da altura, permitem comparação de cada criança com o padrão de crescimento ideal, para que se verifique a existência de possíveis deficiências.
Naquela oportunidade a abordagem foi para estimar o estado nutricional do indivíduo, detectando suas necessidades alimentares, sendo assim, possível intervir de forma adequada para a manutenção e/ou recuperação do estado de saúde do paciente. Os alunos que apresentaram riscos nutricionais foram direcionados juntamente com um responsável, para atendimento com a Nutricionista na Unidade Básica de Saúde.
Veja os resultados
Dos 312 alunos avaliados, apenas 28,85% apresentaram algum tipo de risco nutricional, sendo que 09 (2,88%) apresentaram risco para desnutrição, 35 (11,22%) apresentaram sobrepeso e 46 (14,75%) apresentaram risco para obesidade.