São Lourenço do Oeste – O Produtor pode intervir no preço dos produtos?

O Produtor pode intervir no preço dos produtos? 

 

Desde que o homem iniciou o plantio visando não só a subsistência, mas também comercializar a sua produção uma palavra vem sempre à mente do produtor, dos seus familiares, das agências bancárias, do comércio a palavra é: O PREÇO DO PRODUTO. Obviamente todos desejam o maior preço do grão, do leite, do peixe, do metro cúbico de madeira, enfim do que se produz no meio rural, e esse desejo é justo. E os meios até então de se obter melhores preços nos produtos são: associações formais, venda dos produtos junto a um grupo de produtores informalmente (para dessa maneira obter melhor preço), são estratégias que geram certo ganho financeiro.

 

Precisamos nos conscientizar que aumentar a área de produção como vínhamos fazendo em todo o território Nacional nas últimas décadas tornou-se inviável, pois se o produtor continuar estará na maioria das vezes invadindo áreas não recomendadas ao plantio e ou produção de gado.

 

Sendo assim o que se percebe nos últimos tempos é que está cada vez mais difícil o produtor rural conseguir alterar o preço do produto que ele produz, e a ação que o produtor deve tomar deve ser no sentido de agir sobre o custo de produção. Um exemplo palpável na nossa região é a produção de leite, é necessário que o produtor se dedique à produção de pastagens como tifton, milheto, capim Sudão, cana de açúcar, aveia, azevém, trevo branco, sendo que cada espécie na sua época indicada. Pois se a base da alimentação do rebanho leiteiro for grãos conseqüentemente o custo de produção será mais alto.

 

O Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, juntamente com a Epagri possui um trabalho muito bem elaborado a respeito do assunto e muitos produtores tem utilizado as informações em suas propriedades obtendo resultados positivos. Porém é necessário que um número maior de produtores participe dos dias de campo, das unidades demonstrativas, visitem o viveiro municipal, utilizem sêmen para poderem enfrentar a nova realidade que estamos vivenciando.

 

                                                                                    Saulo Tarso Sutilli

Engenheiro Agrônomo

Secretário Municipal do Desenvolvimento Rural