O IDEB foi criado no ano de 2005 pelo Ministério de Educação como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação no dia 07 de julho, mostram que o desempenho dos estudantes nas avaliações realizadas no ano de 2009, supera as metas projetadas em quase todos os municípios do Brasil.
O município de Galvão apresentou os seguintes resultados:
Alunos dos anos iniciais:
* 2007= 3,4
* 2009= 4,4
Alunos dos anos finais:
* 2007= 3,6
* 2009= 4,1
A Secretária Municipal de Educação, Zoleide Fatima Marconssoni, as meta projetadas para 2013 foram alcançadas em 2010. O resultado do bom desempenho apresentado é fruto do bom trabalho realizado por toda a equipe de ensino do município, principalmente pelos professores em sala de aula. Outro fator importante são os significativos investimentos realizados constantemente no setor educacional. Mesmo com o crescimento na qualidade de ensino, o índice ainda é baixo se considerado ideal de 7,0 pontos definido pelo Ministério da Educação.