A Federação Catarinense de Municípios – FECAM informa que o Governo do Estado abriu o edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014. O prêmio distribuirá R$ 7 milhões e o período de inscrições vai até o dia 11 de fevereiro de 2015.
A entidade municipalista reforça aos municípios a necessidade de divulgação do Prêmio junto aos grupos artísticos e culturais situados em seu território. Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos que morem há pelo menos dois anos em Santa Catarina e pessoas jurídicas registradas no estado que contemplem a arte e a cultura.
A Federação informa ainda que há dois Prêmios aos quais as Instituições Públicas (prefeituras, consórcios e Fundações) podem concorrer. São eles o Prêmio de Patrimônio Material e Imaterial e o Prêmio Catarinense de Museus. Em ambos os Prêmios os critérios de avaliação são a relevância cultural, a relevância para a preservação da memória coletiva, a socialização e acessibilidade, o planejamento, cronograma e capacidade de execução do projeto.
O objetivo do Prêmio de Patrimônio Material e Imaterial é incentivar a elaboração e execução de ações que contemplem a preservação, conservação, restauração, revitalização, pesquisa, produção, formação e difusão do Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial. Já o Prêmio Catarinense de Museus tem o objetivo de incentivar a pesquisa, a preservação e a comunicação dos acervos dos museus catarinenses.
Mais informação no site da Fundação Catarinense de Cultura.
Prêmio Elisabete Anderle – Esta ferramenta de premiação destinada a aportar recursos à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão de trabalhos artísticos e culturais de pessoas físicas e jurídicas, em conjunto com as ações desenvolvidas pelo Funcultural, a partir do sistema Seitec, efetiva-se como mais um instrumento de fomento ao setor cultural.