Atendendo à primeira proposta do recém-criado Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Convênios – CEGMC, a coordenadora e a assessora do Escritório de Projetos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Marli Burato e Natassha Moresco Maia, respectivamente, juntamente com o presidente do Colegiado, Roberto de Souza e um grupo de gestores de convênios, representando as associações de municípios, realizaram uma reunião com a Gerência do Sistema de Gestão Fiscal – GESIF, da Secretaria de Estado da Fazenda, na terça-feira (09). O objetivo do encontro foi o de apresentar o Colegiado e buscar alternativas para resolução de problemas técnicos relacionados as atividades diárias referentes à operacionalização do Sistema Integrado de Planejamento Fiscal – SIGEF.
Durante a reunião, foi proposta uma parceria entre FECAM e Governo do Estado para realizar capacitações e formação de multiplicadores de conhecimento nas Associações de Municípios, por meio de debates entre gestores municipais e técnicos da Secretaria de Fazenda do Estado, responsáveis pelo desenvolvimento e suporte do SIGEF. Para que isto aconteça, a FECAM encaminhará para apreciação do Governo do Estado, uma minuta de Termo de Cooperação Técnica, para que os trabalhos tenham início em novembro deste ano.
"Este primeiro encontro dá início a uma grande parceria que vai ao encontro das necessidades dos municípios nos processos de transferências de recursos voluntários do estado para execução de obras e serviços, e o resultado implica diretamente na rotina dos gestores municipais de convênios que visam um maior volume de recursos captados", destaca a coordenadora da FECAM.
A Gerente da GESIF, Vera Lúcia Santana, considerou a iniciativa da FECAM e do CEGMC fundamental para auxiliar no processo de transferência de recursos do Estado, via SIGEF.