A experiência bem sucedida que os municípios catarinenses vêm obtendo na gestão do Simples Nacional será apresentada pelo Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, nesta quinta-feira (11), na sede da Associação dos Municípios da Região da grande Florianópolis – GRANFPOLIS, ao Comitê Gestor do Simples Nacional.
A Ferramenta de Gestão do Simples Nacional desenvolvida pelo CIGA foi destacada no Seminário Nacional que ocorreu no último ano em Brasília. Esta apresentação motivou a visita técnica do Grupo Gestor ao CIGA para conhecer os sistemas da entidade, o modelo de formatação do Consórcio, as áreas de atuação, formas de rateio e modelos de consorciamento.
O grupo debate ainda a possibilidade de utilização da ferramenta por parte da Receita Federal do Brasil e dos Estados e a cooperação entre o CIGA e Comitê Gestor do Simples Nacional.
Sistema de Gestão do Simples Nacional – A ferramenta é desenvolvida pelo CIGA e surgiu do conhecimento adquirido no município de Fraiburgo que foi transferido para que o CIGA pudesse oferecer um programa de gestão a nível estadual. O diretor-geral do Consórcio, Gilsoni Albino, explica que o Programa de Gestão Tributária do CIGA recebe o retorno da Receita Federal do Brasil quanto aos tributos pagos e apresenta para os municípios de forma individualizada. "A Receita Federal envia tabelas do Brasil inteiro, que chegam a ter 400 milhões de linhas. O CIGA hoje processa dados de sete milhões de empresas e separa por município com consultas que não demoram mais de sete segundos", exemplifica.