Consórcios de Saúde criam grupo de trabalho para debater questões relativas ao setor

Dentro do Colegiado Estadual de Consórcios Públicos, ligado à Federação Catarinense de Municípios – FECAM, foi criado um grupo de trabalho formado por representantes de Consórcios Públicos de Saúde para discutir assuntos inerentes e específicos do setor. A primeira reunião do grupo ocorre nesta terça-feira (02), na sede da Federação, em Florianópolis.

O objetivo principal é o de identificar os gargalos, trocar informações e experiências para preparar um planejamento traçando caminhos e linhas para efetivação dos consórcios de saúde em Santa Catarina e como estas estruturas passarão a integrara Política Estadual de Saúde.

Entre os meios de estimular as melhores práticas dos Consórcios Públicos de Saúde e a unificação das ações, o grupo de trabalho irá estimular à adequação à Lei da Transparência e à Lei de Acesso à Informação. O coordenador do Colegiado Estadual de Consórcios Públicos, Gilsoni Albino, levantará as possibilidades de integrar os Consórcios à RedeCIM, da qual já participam os municípios e Associações de Municípios de Santa Catarina. "Dessa forma teríamos também um melhor mapeamento dos consórcios, além de que eles também iriam dispor de todos os serviços da RedeCIM", conclui.

Participaram da reunião a representante do CIS-AMURES, Nalú Terezinha Júlio; do CIS-NORDESTE, Ana Maria Jansen; do CIS_AMURC, Luiz César Batista; do CISAMAVI, Paulo Roberto Tschumi e do CISAMVI, Carlos Cesar da Silva. A representante da Secretaria de Estado da Saúde, gerente de Planejamento do SUS, Terezinha Serrano, participou como convidada.