O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e sua Implementação Prática foi o tema que norteou os debates na manhã dessa sexta-feira (08) do 6º Seminário Estadual de Agricultura, que acontece desde ontem em Rio do Sul. As atualizações legais sobre legislação trabalhista, Novo Código Florestal, Novo Código Estadual Ambiental e do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) foram os temas explanados sobre a importância e viabilidade da implementação do SUAS nos municípios.
O evento reúne cerca de 200 participantes atuantes no setor agropecuário em Santa Catariana.
A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI e visa fortalecer as administrações públicas na área da agricultura.
Ainda pela manhã aconteceu a palestra sobre a Estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (SENAR) com superintendente do órgão, Gilmar Antônio Zanluchi.
À tarde será apresentando o painel que vai abordar os aspectos ambientais de impacto na viabilidade das propriedades rurais com representantes da FATMA, ANAMMA, FAEMA e COSASC.
Em seguida, acontece a palestra sobre O impacto do registro fiscal rural para a gestão municipal com Celso Vedana, diretor de Articulação Institucional da FECAM. O principal objetivo é promover a gestão e as finanças públicas municipais mostrando a importância do registro fiscal rural e seus impactos sobre a economia municipal.
O seminário encerra com as experiências "Nota fiscal vai legal" e o Movimento Econômico do Produtor Rural da Região da AMNOROESTE.