Como meio de fortalecer as administrações públicas na área da agricultura, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI, promove em Rio do Sul o 6º. Seminário Estadual de Agricultura, que teve início nesta quinta-feira (07) e segue até sexta-feira (08).
A abertura foi prestigiada por secretários municipais de várias regiões do estado, totalizando cerca de 200 participantes atuantes no setor agropecuário em Santa Catariana. O público foi saudado pelo presidente do CONSASC, secretário municipal de agricultura de São Bento do Sul, Roberto Albuquerque que ressaltou em sua fala a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento dos municípios do estado. Linha adotada também pelo prefeito de Agrolândia e presidente da AMAVI, José Constante.
O presidente da FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, trouxe a importância da troca de experiências exitosas. "Essas experiências que serão apresentadas podem ser levadas para várias regiões do estado e como já obtiveram sucesso podem também se destacar em outros municípios", argumenta. Outro ponto importante lembrado pelo presidente foi o movimento econômico da agricultura. "Quando o agricultor tira a nota fiscal, ele está beneficiando a ele mesmo obtendo um comprovante da atividade para fins de aposentadoria e obtenção de crédito como também está auxiliando o município. O recurso volta para a administração municipal e pode ser investido no próprio setor, fortalecendo a agricultura municipal, a profissionalização do agricultor fazendo com que ele tenha vontade de permanecer no campo", explica.
O secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, destacou em seu discurso a importância do intercâmbio de conhecimento entre os presentes para desenvolver a agricultura dos seus municípios. "Nossas ações têm um efeito multiplicador muito grande, nossas decisões refletem diretamente na vida dos agricultores", afirmou. Em entrevista à FECAM o secretário destacou os secretários municipais como articuladores para buscar junto aos governos federal e estadual a aplicação das políticas públicas dentro do município.
]Estiveram também presentes à cerimônia o prefeito municipal de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso; o reitor da UNIDAVI, professor Celso Simão Martinhago, o assessor da presidência do CREA, Nelston Luiz Baú e o assessor Jurídico da FAESC, Clemerson José Argenton Pedrozo.
Carta pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar em Santa Catarina
O CONSASC entregou ao secretário de Estado uma carta apresentando a importância da atividade para o estado. A carta se propõe a trazer maior visibilidade, reconhecimento e conscientização sobre o papel da agricultura familiar na redução da pobreza e na promoção do desenvolvimento rural.
No documento, o grupo ressalta a importância da agricultura familiar e a necessidade de valorização dos seus produtos, do aumento da capitalização , de acesso às linhas de crédito com baixo custo, acesso à assistência técnica e outros incentivos como meio de viabilizar também o desenvolvimento sustentável dos municípios.