Proporcionar a discussão e a orientação aos municípios do Oeste catarinense em relação à situação burocrática na adesão ao Sistema Nacional de Cultura-SNC e os mecanismos de estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura. Com este objetivo foi realizado, nessa quinta-feira (10), o encontro com os Colegiados Regionais de Cultura das Associações dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMNOROESTE, do Entre Rios – AMERIOS e do Oeste de Santa Catarina – AMOSC.
O encontro, realizado em São Lourenço do Oeste, foi convocado pela AMNOROESTE, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios, e teve como palestrante a ex-consultora da UNESCO e Ministério da Cultura-MinC, Rea Silvia.
Na oportunidade também ocorreu uma discussão mais aprofundada sobre a legislação pertinente à criação dos Sistemas Municipais de Cultura e seus componentes obrigatórios – Conselho Municipal de Politica Cultural, Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Financiamento à Cultura – a partir da adesão.
"A reunião foi prática, enfatizando o manuseio da plataforma on-line do SNC, que para alguns municípios foi o primeiro contato com a ferramenta. Na oportunidade alguns municípios fizeram no encontro, a adesão ao SNC e os que já tinham o acordo assinado, realizaram a inserção do plano de trabalho que prevê um cronograma para a criação dos componentes do Sistema Municipal de Cultura", explicou a assessora de Turismo e Cultura da FECAM, Raquel Rodrigues, que coordenou o encontro.
Participaram também o presidente da AMNOROESTE e prefeito de São Lourenço do Oeste, Geraldino Cardoso, e o prefeito de Coronel Martins, Dirceu Favretto, que na oportunidade fez com os demais a adesão do município de ao Sistema Nacional de Cultura.
A reunião contou ainda com a participação de gestores dos municípios de São Bernardino, São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Coronel Martins, Novo horizonte, Cunha porá, Flor do Sertão, Bom Jesus do Oeste, Campo Erê, Anchieta (AMEOSC).
No dia anterior )9.07), a assessora de Turismo e Cultura da FECAM, Raquel Rodrigues e a ex-consultora da UNESCO e do Ministério da Cultura-MinC, Rea Silvia, participaram da reunião do Colegiado de Cultura da AMOSC, realizada em Chapecó.