Nesta quinta-feira, 03 de julho, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM completa 34 anos de fundação, atuando pelo fortalecimento dos municípios e do movimento municipalista. Para marcar a data, às 15h será celebrado termo de cooperação entre a FECAM e a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, visando ofertar vagas para servidores e gestores públicos dos municípios de Santa Catarina associados à entidade no Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas realizado pela Universidade.
Às 16h, o aniversário será celebrado com um bolo comemorativo na sede da entidade.
Entre as principais atividades previstas para este mês, alusivas ao aniversário, está o encontro com todos os prefeitos de Santa Catarina com os candidatos ao governo do Estado, no próximo dia 18 de julho, em Concórdia, das 9h30 às 13h, durante a Assembleia Geral Extraordinária da FECAM. Os critérios ainda estão sendo definidos.
A FECAM também mantém mobilização permanente pela defesa do novo Pacto Federativo, com uma distribuição mais justa de recursos e a definição das responsabilidades entre União, Estado e Municípios.
A autorização para a compra de terreno visando a construção da sede própria da FECAM, durante a Assembleia Geral Extraordinária da entidade, no último dia 24 de junho, também faz parte das comemorações do mês de aniversário. Com 736 m2, o terreno está localizado na avenida Ivo Silveira com a Rua Fermino Costa, no bairro Capoeiras. Conjuntamente, aconteceu a Assembleia Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, entidade coligada à FECAM, a qual também autorizou a compra de terreno para construção da sede própria desta entidade.
O terreno fica localizado junto ao da FECAM, na Avenida Ivo Silveira com a Rua Paula Ramos e mede 912 m2. Os locais abrigarão também as sedes das duas outras coligadas: a escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA.
Atualmente, a FECAM, ARIS, EGEM e CIGA dividem um prédio alugado na Rua Santos Saraiva, no bairro Estreito, e abrigam cerca de 60 funcionários e colaboradores.
História – Há mais de três décadas a FECAM dedica-se à defesa dos interesses do municipalismo. A entidade, em parceria com as 21 Associações de Municípios catarinenses, tem ações relevantes em favor dos municípios, representando-os político-institucionalmente, unificando-os em prol do movimento, trabalhando pelo desenvolvimento regional sustentável e intervindo em favor da constante melhoria da gestão pública municipal.