Entre os meses de abril e junho, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com as Associações de Municípios, e o Ministério Público de Santa Catarina – MPSC rodaram o Estado realizando ao todo sete Encontros Regionais entre prefeitos e promotores de Justiça das Comarcas.
Os eventos ocorreram entre os dias 24 de abril e 11 de junho, abrangeram todas as 21 Associações de Municípios e foram realizados nos municípios de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Chapecó, Joaçaba e Criciúma. O objetivo maior foi o de aproximar e estreitar o relacionamento entre as entidades.
O procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Lio Marcos Marin, salientou a importância de se firmar parcerias entre o MP e os órgãos municipais para trabalhar de forma preventiva e diminuir as demandas. "O Ministério Público está aqui para colaborar com os municípios. Vamos construir juntos. Queremos abrir portas, criar pontes e estreitar o diálogo para atingir o objetivo de construir uma sociedade mais justa e mais fraterna", afirmou em seu discurso.
O presidente da FECAM, Hugo Lembeck, enalteceu a oportunidade de diálogo criada. "É uma ocasião para conversarmos e avançarmos nas questões que interessam a nós e à população, podendo dar um retorno mais rápido à sociedade", disse.
Para o procurador de Justiça, José Galvani Alberton, a importância destes eventos esteve na inauguração de uma conversa harmônica e participativa entre prefeitos e promotores. Já os prefeitos participantes reafirmaram que é importante ter o MP como parceiro na orientação e não somente na cobrança de ações. Neste sentido, a sugestão foi de buscar alternativas em conjunto antes da assinatura dos Termos de Ajustamento de Conduta – TAC.