O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina – COEGEMAS/SC têm como principal objetivo agregar e fortalecer os Secretários Municipais de Assistência Social, pactuando recursos e oferta de serviços conforme o porte dos municípios e as demandas locais e regionais.
Dando continuidade ao fortalecimento deste espaço, o COEGEMAS/SC organizou o I Encontro Estadual do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS/SC, no dia 14 de maio, em Chapecó. Conforme a assistente social da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, foi um espaço de destaque para as discussões do setor. "Aproveitamos a realização do V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social para oportunizando que os profissionais participassem assim desse importante evento".
A coordenadora geral de execução orçamentária e financeira do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, Dulcineia Alves Vaz Martins, falou da importância dos fundos municipais de assistência social. "A política de assistência social optou fazer a transferência dos recursos por meio desses fundos públicos, o que promove a uma transparência e maior eficácia na utilização dos recursos".
Dulcineia disse, porém, que hoje muitos recursos estão ficando nas contas dos fundos, uma vez que os gestores estão com dificuldades para fazer a execução orçamentária e financeira desses valores transferidos. "O papel do contador é importante para fazer a locação correta dos recursos no orçamento, dar uma assessoria de como classificar as despesas. Também é primordial que o contador tenha um conhecimento geral da política de assistência social para ajudar na gestão dos recursos".