O 3° encontro do 1° Ciclo de Capacitação dos servidores municipais reuniu aproximadamente 100 pessoas na noite desta terça-feira, dia 29. O encontro faz parte do Programa de Formação Continuada, que tem por objetivo a progressão profissional, gerando capacitação e comprometimento do servidor com o cidadão.
A noite foi definida pela palestra do diretor de Articulação Institucional da FECAM Celso Vedana sobre o "Papel da FECAM como entidade indutora do Desenvolvimento Regional Sustentável em SC e os indicadores de Iporã do Oeste". Na sequência, palestrou também o coordenador de Desenvolvimento Regional da FECAM Emerson Souto, abordando assuntos sobre "Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS)", envolvendo a metodologia de apuração, analise em panorama estadual, regional (Ameosc) e local, com as oportunidades e alternativas de politicas públicas para melhoria destes índices.
Conforme Vedana, estes índices são construídos, principalmente, através da parceria entre o Governo Municipal com a população. "Uma Administração Municipal sozinha não tem o poder de desenvolver um município. Os bons índices são resultados do trabalho conjunto entre sociedade e Administração, e também na harmonia com as esferas estadual e federal", detalha.
O prefeito Ilton Pedro Vogt, em uso da palavra, aprovou com todos servidores para a instituição de uma comissão especifica para apurar os dados e, após isto, estabelecer uma meta de crescimento dos indicadores de cada eixo apresentado pela FECAM. "Fazer com que o serviço público assuma a meta estabelecida e trabalhe de forma planejada, organizada. Desta forma é possível estabelecer ações necessárias para o alcance da meta de cada eixo e a melhoria da posição do município a nível estadual ", finaliza.