Todas as equipes que hoje compõem o quadro funcional da Secretaria da Assistência Social, Criança e Adolescente (Semascri) da prefeitura de Jaraguá do Sul se reuniram durante a segunda-feira (14) no Dia de Capacitação do SUAS. A abertura contou ainda com as presenças do prefeito Dieter Janssen e da secretária da Assistência Social da PMJS, Emanuela Christian Wolff.
Segundo os organizadores do evento, o objetivo foi fazer uma atualização sobre as novas políticas instituídas pelo Sistema Único da Assistência Social – SUAS. O município conta com 6 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, 3 Centro de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, 2 Abrigos Institucionais, 1 Casa de Passagem.
A palestra do encontro foi conduzida pela assistente social da Federação Catarinense dos Municípios – FECAM, Janice Merigo. Ela fez um breve histórico da evolução da Assistência Social no Brasil antes e depois da promulgação da Constituição Federal de 1988 até a recente consolidação do próprio Suas. A secretária Emanuela enfatizou a importância da iniciativa. "Foi a primeira vez que uma parada assim foi feita para que pudéssemos analisar o novo reordenamento do SUAS e como isto irá se refletir no trabalho que desenvolvemos hoje em nossa cidade", destacou a titular da Semascri.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o SUAS é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Em dezembro de 2013, 99,8% dos municípios brasileiros já estavam habilitados em um dos níveis de gestão do Suas. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.
De acordo com o SUAS, a atuação da Assistência Social abrange todos os públicos sejam eles jovens, idosos, mulheres, crianças ou famílias.