O Sistema Consultor Online da Federação Catarinense de Municípios – FECAM atingiu, neste mês de março, a marca de 5 mil consultas respondidas aos gestores e servidores das administrações municipais, desde que foi lançado em 2004. Somente em 2013, foram respondidas 469 consultas, o que dá uma média de mais de uma por dia (1,28).
O serviço é disponibilizado pela FECAM, por meio do site da entidade www.fecam.org.br, no painel de "Projetos e Serviços" – "Consultoria", aos municípios filiados no qual consultores especializados nas áreas diversas áreas das políticas públicas emitem pareceres às perguntas formuladas.
Importante destacar que muitas das respostas elaboradas pelos consultores especializados são selecionadas e publicadas no mesmo campo "Projetos e Serviços" – "Consultoria", com o objetivo de proporcionar aos agentes públicos uma fonte de pesquisa para auxiliá-los na solução de problemas.
O assessor da área Jurídica da FECAM, Diogo Beppler, destaca que além das consultas online, o setor responde aos pareceres jurídicos, o que somou uma média de 2 mil até este mês de março.
Confira o total de Consultas respondidas por Associação de Município em 2013:
AMAI – 18
AMARP – 10
AMAUC – 31
AMAVI – 33
AMEOSC – 44
AMERIOS – 21
AMESC – 15
AMFRI – 10
AMMOC – 40
AMMVI – 45
AMNOROESTE – 4
AMOSC – 10
AMPLANORTE – 31
AMPLASC – 17
AMREC – 34
AMUNESC – 20
AMURC – 2
AMUREL – 22
AMURES – 19
AMVALI – 20
GRANFPOLIS – 22
Total de consultas respondidas por assunto
Assistência Social: 29 (aumento de 314% em comparação ao ano de 2012)
Contabilidade Pública: 94 (aumento de 67% em comparação ao ano de 2012)
Controle Interno: 4
Direito Ambiental: 5 (serviço novo lançado em 2013)
Direito Eleitoral: 2
Direito Tributário: 58 (aumento de 141% em comparação ao ano de 2012)
Licitação Pública: 89 (aumento de 9% em comparação ao ano de 2012)
Previdência no setor público: 7 (aumento de 133% em comparação ao ano de 2012)
Servidores Públicos: 163 (aumento de 40% em comparação ao ano de 2012)
Simples Nacional: 11 (nenhuma consulta em 2012)
Trânsito: 2 (serviço novo lançado em 2013)
Turismo: 1 (serviço novo lançado em 2013)
Posturas: 3 (serviço novo lançado em 2013)
Para ter acesso ao serviço, faz-se necessário que o usuário informe no momento da consulta a senha do Município. Caso não possua, terá que preencher o Termo de Adesão disponibilizado abaixo e enviar por fax para o telefone (048) 3221-8800.
Confira aqui