O presidente da FECAM – Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Taió, Hugo Lembeck (AMAVI), recém-eleito e empossado, encerrou no final da manhã dessa quinta-feira (13), o XII Congresso Catarinense de Municípios, no CentroSul (Centro de Convenções), em Florianópolis. Realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro, o evento trouxe para o debate A Gestão Municipal e o Desenvolvimento Regional.
Os números finais do XII Congresso foram: 719 Congressistas, 163 prefeitos, 41 vice-prefeitos, 212 vereadores, 164 expositores, 152 autoridades totalizando um público de 1.451 pessoas que assistiram aos debates ou passaram pelo evento.
Lembeck avaliou o Congresso como um sucesso. "Tivemos assuntos importantes debatidos, discutidos e levantados. É nossa obrigação agora dar continuidade a esse trabalho, de fazer ecoar a voz dos municípios em Santa Catarina e em Brasília. A maior obra da FECAM não é física, mas sim de organização, mobilização e é isso que nós gestores precisamos, ter mais condições para fazer acontecer", disse.
O presidente agradeceu a presença de todos os participantes que vieram "buscar ferramentas de gestão e de trabalho para serem aplicadas nos seus municípios". "Certamente após esses três dias, voltaremos mais entusiasmados, mais conhecedores e com vontade de fazer as coisas acontecerem em nossos municípios".
Ele aproveitou para lançar o XIII Congresso Catarinense de Municípios, previsto para ocorrer nos dias 11, 12 e 13 de março de 2015, no Centro de Convenções, em Florianópolis. "A ideia é iniciar o evento na segunda-feira, oportunizando que os deputados federais e demais autoridades federais possam estar presentes, já que neste ano ficaram impossibilitados em razão do evento cair ocorrer entre a terça e quinta-feira, dias das sessões e audiências em Brasília".
Gestão 2014
Hugo Lembeck também agradeceu aos integrantes do Conselho Executivo 2013, comandado pelo prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, assim como dos prefeitos que compõem a nova gestão. "Quero agradecer a todos que fazem parte da nova diretoria por terem aceitado esse desafio, de estar juntos na caminhada, na luta que vai ser bastante árdua, mas tenho certeza que dividiremos o trabalho com a responsabilidade de vários prefeitos".
Perfil do novo presidente da FECAM:
Prefeito de Taió, Hugo Lembeck (1º mandato), natural de Salete, advogado, 49 anos, casado, 3 filhos com idades de 19 anos, 23 anos e 26 anos. Já foi vereador e prefeito (2005-2008) pelo município de Salete. Em 2013 foi presidente da AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí.
O XII Congresso Catarinense de Municípios teve a promoção da FECAM – Federação Catarinense de Municípios, em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina e realização da EGEM – Escola de Gestão Pública Municipal. O apoio foi do BRDE – Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul, FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina, FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, FECOMÉRCIO – Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, Tribunal de Contas do estado, Ministério Público de Santa Catarina, Governo do Estado, por meio da SANTUR – Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, CIGA – Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal. O patrocínio foi da Caixa Econômica Federal, COHAB, BADESC – Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, SEBRAE, Vermeer Corporation, Betha Sistemas e BRAOX.