Com a presença de grande parte do secretariado do Executivo Estadual, o painel Ações e Política de Investimentos do Estado de Santa Catarina foi o painel na tarde da quarta-feira (12) no XII Congresso Catarinense de Municípios. A coordenação ficou por conta do secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa.
O balanço do Pacto por Santa Catarina, programa o Governo do Estado que reúne R$ 10 bilhões em investimentos, foi apresentado pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores. Segundo ele, até hoje, 21% dos recursos foram liberados, 42% das ordens de serviço entregues e 47% dos editais de obras do Pacto lançados.
Flores destacou que "o Pacto não é apenas um conjunto de obras, mas uma estratégia de desenvolvimento do Estado porque em cada área de ação das secretarias há objetivos claros a serem alcançados. Na saúde, há um grande esforço de aproximar o atendimento médico de média e alta complexidade ao cidadão em todas as regiões", afirmou o secretário. Para isso, três hospitais estão com obras de ampliação: Hospital Regional do Oeste (Chapecó), Hospital Marieta Konder Bornhausen (Itajaí) e Hospital Maternidade Tereza Ramos (Lages).
Segundo Flores, na área social, a meta é erradicar a extrema miséria no Estado, não só pela transferência de renda, mas dando dignidade, trabalho, emprego e capacidade de se inserir no mercado de trabalho. Já na área prisional o desafio é eliminar o déficit carcerário e abrigar os apenados em condições de fazer a ressocialização, tanto que em torno 50% deles está trabalhando. Outras metas são aumentar a capacidade de segurança pública do Estado por meio de equipamentos e inteligência policial, nivelar o sistema de educação catarinense aos países desenvolvidos e aumentar a capacidade competitiva de Santa Catarina com investimentos em rodovias, portos e aeroportos.
Entre as obras concluídas do Pacto estão as revitalizações da Rua Tuiuti em Joinville, das rodovias SC-355 (entre Videira e Iomerê), SC-464 (entre Iomerê e Salto Veloso), da SC-110 (Urubici e a BR-282, em Bom Retiro) e da SC-480 (São Lourenço do Oeste – São Domingos). Já na educação foram inauguradas a nova Escola de Educação Básica São Vicente, em Itapiranga, e a reforma da escola Osvaldo Rodrigues Cabral, em São José. Também estão concluídas as ampliações da Penitenciária Sul, em Criciúma, com 200 novas vagas, do Presídio de Itajaí (Complexo Canhanduba), com 324 novas vagas, e a obra de 100 novas vagas na Penitenciária Industrial de Joinville.
A Secretaria de Estado do Planejamento participa da ExpoFecam até o final do evento, nesta quinta-feira, 13, que ocorre no CentroSul, em Florianópolis.