O evento que se estende até a quinta-feira (13) ocorre no CentroSul (Centro de Convenções), em Florianópolis, e traz como tema central neste ano A Gestão Municipal e o Desenvolvimento Regional. A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina.
Também presentes à mesa de abertura o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, e o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira.
Logo após a solenidade, as autoridades prestigiaram a posse do novo presidente da FECAM, o prefeito de Taió, Hugo Lembeck, que foi eleito por aclamação. Ele recebeu o cargo do prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, e comandará a entidade na Gestão 2014.
O Conselho Executivo ficou assim composto: Presidente: Hugo Lembeck (PMDB), prefeito de Taió (AMAVI), 1º vice-presidente: José Claudio Caramori (PSD), prefeito de Chapecó (AMOSC); 2º vice-presidente: José Carlos Deschamps (PP), prefeito de Biguaçu (GRANFPOLIS); 3º vice-presidente Leonel José Martins (PSDB), prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI);1º secretário: Luiz Carlos Xavier (PDT), prefeito de Otacílio Costa (AMURES) e 2º secretário: Paulo Roberto Weiss (PT), prefeito de Rodeio (AMMVI).
Considerado o maior evento de integração dos municípios de Santa Catarina, o XII Congresso Catarinense reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, dirigentes, assessores e técnicos municipais, assim como, representantes dos governos federal, estadual, organizações não-governamentais, de instituições públicas, da iniciativa privada e fornecedores de produtos e serviços aos municípios. Temas como arrecadação municipal, práticas exitosas, consórcios públicos intermunicipais, financiamento e planejamento urbano fazem parte da programação.
O objetivo é atualizar o conhecimento da legislação vigente e respectivas mudanças, inclusive sobre novos modelos de gestão, analisar e discutir as ferramentas à disposição, de apoio técnico, inovação e boas práticas; apresentar oportunidades de ações conjuntas com os governos federal, estadual e sociedade civil organizada; e trocar experiências bem sucedidas.