You are currently viewing Autoridades participam da solenidade de abertura do XII Congresso Catarinense de Municípios

Autoridades participam da solenidade de abertura do XII Congresso Catarinense de Municípios

Com a presença do ministro do Trabalho, Manoel Dias, do governador Raimundo Colombo, do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Salomão Ribas Junior, do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Lio Marcos Marin e do presidente da FECAM, Celso Zuchi, foi realizada no final da tarde dessa terça-feira (11) a solenidade de abertura do XII Congresso Catarinense de Municípios.

O evento que se estende até a quinta-feira (13) ocorre no CentroSul (Centro de Convenções), em Florianópolis, e traz como tema central neste ano A Gestão Municipal e o Desenvolvimento Regional. A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina.


Também presentes à mesa de abertura o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, e o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira.


Logo após a solenidade, as autoridades prestigiaram a posse do novo presidente da FECAM, o prefeito de Taió, Hugo Lembeck, que foi eleito por aclamação. Ele recebeu o cargo do prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, e comandará a entidade na Gestão 2014.


O Conselho Executivo ficou assim composto: Presidente: Hugo Lembeck (PMDB), prefeito de Taió (AMAVI), 1º vice-presidente: José Claudio Caramori (PSD), prefeito de Chapecó (AMOSC); 2º vice-presidente: José Carlos Deschamps (PP), prefeito de Biguaçu (GRANFPOLIS); 3º vice-presidente Leonel José Martins (PSDB), prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI);1º secretário: Luiz Carlos Xavier (PDT), prefeito de Otacílio Costa (AMURES) e 2º secretário: Paulo Roberto Weiss (PT), prefeito de Rodeio (AMMVI).


Considerado o maior evento de integração dos municípios de Santa Catarina, o XII Congresso Catarinense reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, dirigentes, assessores e técnicos municipais, assim como, representantes dos governos federal, estadual, organizações não-governamentais, de instituições públicas, da iniciativa privada e fornecedores de produtos e serviços aos municípios. Temas como arrecadação municipal, práticas exitosas, consórcios públicos intermunicipais, financiamento e planejamento urbano fazem parte da programação.


O objetivo é atualizar o conhecimento da legislação vigente e respectivas mudanças, inclusive sobre novos modelos de gestão, analisar e discutir as ferramentas à disposição, de apoio técnico, inovação e boas práticas; apresentar oportunidades de ações conjuntas com os governos federal, estadual e sociedade civil organizada; e trocar experiências bem sucedidas.