You are currently viewing XII Congresso Catarinense de Municípios debate a Gestão Municipal e o Desenvolvimento Regional

XII Congresso Catarinense de Municípios debate a Gestão Municipal e o Desenvolvimento Regional

Será realizado entre os dias 11 a 13 de fevereiro, o XII Congresso Catarinense de Municípios, no CentroSul (Centro de Convenções), em Florianópolis, que traz como tema central neste ano A Gestão Municipal e o Desenvolvimento Regional. A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina.

1º dia do evento
Conferência – A abertura acontece às 14h do dia 11, com a Conferência Magna "Direito Administrativo e Desenvolvimento, proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público, Carlos Ari Sundfeld.

Mobilização – Às 15h, será realizada a II Mobilização Estadual de Prefeitos, no Espaço Fala Prefeito. É o momento dos prefeitos, representados pelos presidentes das Associações de Municípios, apresentarem as dificuldades enfrentadas nas administrações municipais e chamar a atenção das autoridades presentes.

Solenidade de Abertura – ÀS 17h, acontece a solenidade da abertura com a presença de representantes dos governos federal, estadual, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público.

Assembleia de Eleição e Posse – Às 17h40 ocorre a Assembleia Geral Ordinária de eleição e posse do novo Conselho Executivo e Fiscal da FECAM. Na oportunidade deverá ser confirmada a chapa única de consenso, encabeçada pelo prefeito de Taió, Hugo Lembeck, que vai comandar a FECAM na Gestão 2014/2015.

2º dia do evento

Os debates do segundo dia do Congresso de Municípios versarão sobre Planejamento e Desenvolvimento Regional, no período da manhã e à tarde, sobre Investimentos em Santa Catarina.

Às 9h, acontece a 2ª Conferência sobre Princípios e Processos na Administração Pública Municipal, com o especialista Joel de Menezes Niebuhr.

Às 9h45, Movimento pela Educação, palestra com o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Às 10h15 serão apresentadas as experiências exitosas em consorciamento regional multisetorial, gestão e desenvolvimento municipal.

Prêmio Município Sustentável – Às 11h15 acontece a primeira edição do Prêmio Município Sustentável, criado este ano pela FECAM, com a entrega do Troféu Mérito Municipalista aos ganhadores.

Às 14h, o painel sobre Ações e Políticas de Investimentos vai reunir grande parte do secretariado do governo do Estado, coordenados pelo secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa.

A palestra de encerramento, prevista para às 16h30 reunirá o diretor presidente da Celesc, Cleverson Siewert e o presidente da Casan, Dalírio Bebber, além do presidente do Badesc, João Paulo Kleinübing. O assunto será a Política de Investimentos das Autarquias Estaduais.

3º dia do evento
Arrecadação Municipal e Gestão Municipal é o tema do último dia do Congresso de Municípios. Os debates iniciam às 9h. Às 10h, será realizada a Conferência Planeta Urbe: a polarização e a crescente importância dos espaços globais e das cidades urbanas.

O presidente do Tribunal de Contas/SC, Salomão Ribas Júnior, faz a palestra de encerramento A Transformação da Administração Municipal após a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Confira a programação completa:

– http://eventos.fecam.org.br/hotsite/home/index.php?cod_cliente=1&cod_evento=1040&cod_pagina=5022


Congresso de Municípios
Considerado o maior evento de integração dos municípios de Santa Catarina, o XII Congresso Catarinense vai reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, dirigentes, assessores e técnicos municipais, assim como, representantes dos governos federal, estadual, organizações não-governamentais, de instituições públicas, da iniciativa privada e fornecedores de produtos e serviços aos municípios. Temas como arrecadação municipal, práticas exitosas, consórcios públicos intermunicipais, financiamento e planejamento urbano fazem parte da programação.

O objetivo é atualizar o conhecimento da legislação vigente e respectivas mudanças, inclusive sobre novos modelos de gestão, analisar e discutir as ferramentas à disposição, de apoio técnico, inovação e boas práticas; apresentar oportunidades de ações conjuntas com os governos federal, estadual e sociedade civil organizada; e trocar experiências bem sucedidas.