Os municípios catarinenses receberam nesta segunda-feira (30) a terceira e última parcela do Fundo de Participação dos Municípios – FPM referente a setembro. O recurso creditado foi de R$ 68.468.361,37 em valores brutos e R$ 54.090.005,96 já com os descontos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FUNDEB e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.
O montante é 10,59% maior do que a mesma parcela transferida em 2012. O comportamento do FPM na soma das três parcelas de setembro também apresentou crescimento. O crescimento nominal do FPM de setembro comparado ao mesmo mês do ano anterior foi de 15,10%. Descontada a inflação o crescimento real ficou em 9%. "Os dados apresentados pelo IBGE relativos ao PIB do segundo semestre de 2013 indicam uma melhora da atividade econômica na comparação com 2012, o que torna possível uma retomada do crescimento econômico, resultando em aumento da arrecadação do FPM", explica o economista da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Alison Fiuza.
No entanto, é preciso ter cautela, cálculos da FECAM mostram que no acumulado dos últimos 12 meses, houve também um crescimento nominal de 3,18% na comparação com o mesmo período imediatamente anterior. Porém, descontada a inflação o FPM apresenta uma queda real de 2,91.