Com a iniciativa da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, teve início na tarde dessa quinta-feira (26), o 1º Fórum Nacional de Executivos de Entidades Municipalistas do Brasil, no Hotel Blue Tree Towers, em Florianópolis. O encontro, que conta com a presença de representantes do Mato Grosso, Goiás, Brasília, São Paulo, Rondônia, Tocantins, Ceará, Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo, além de Santa Catarina, se encerra na tarde dessa sexta-feira (27).
No final do Fórum, será elaborada uma proposta de trabalho pelos participantes para que os assuntos abordados possam ter uma continuidade de debates. Na abertura, o presidente da FECAM e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, ressaltou a importância dessa aproximação para fortalecer o movimento municipalista e a relação entre os municípios do país. "Reunidos aqui hoje, estamos dando um grande passo para que novos fóruns ocorram e possamos trocar experiências, buscando alternativas para a melhoria da gestão municipal", disse.
O presidente da Federação das Associações de Municípios de Sergipe – FAMES e prefeito de Monte Alegre, Antônio Fernandes Rodrigues Santos, ressaltou a troca de experiências de gestão como um dos principais itens do fórum. "Temos a oportunidade de ouvir as boas práticas de gestão de outros estados que poderão nos servir como referência", disse.
O secretário executivo da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, Miguel Faraco, disse que serão dois dias bastante produtivos, uma vez que a programação conta com temas bastante relevantes e de interesse dos municípios na questão da organização técnica.
A presidenta do Centro de Estudos de Apoio aos Municípios e Empresas – CEAME, de São Paulo, Dalva Chistofoletti Paes da Silva, convidada como presidenta de honra do evento, elogiou a iniciativa da FECAM na realização do 1º Fórum, ressaltando que o trabalho realizado pela Federação em Santa Catarina serve de modelo e exemplo bem sucedido para os demais estados.
O presidente do Colegiado de Secretários Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina, Odivar Clovis Biscaro, também compos a mesa de abertura. Lembrou que as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, ligadas à FECAM, são apoiadoras do Fórum e que com a participação de representantes das diversas regiões do Estado querem colaborar para a construção do diálogo e dos debates. "Temos certeza de que será um encontro muito produtivo e que vamos construir um debate bastante relevante", destacou Biscaro, que também é secretário executivo da Associação dos Municípios do Alto do Vale do Rio do Peixe de Santa Catarina – AMARP.