Na última semana, no dia 12 de setembro, o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA realizou uma reunião administrativa na sede da entidade com a participação do presidente e prefeito de Herval d"Oeste, Nelson Guindani, do diretor-geral, Gilsoni Albino, e dos diretores da FECAM, Celso Vedana e Alexandre Alves.
Na ocasião foram debatidos vários assuntos referentes ao orçamento do CIGA e também sobre a disponibilização dos sistemas da entidade para municípios fora das fronteiras de Santa Catarina. Hoje os sistemas do CIGA atendem exclusivamente os municípios catarinenses. A possibilidade de atender municípios além das fronteiras de Santa Catarina surgiu em agosto, após a apresentação do sistema do Simples Nacional durante a apresentação da ferramenta durante o Seminário Nacional sobre o tema que aconteceu em Brasília. Confirmada a possibilidade de contratação de serviços de consórcios a entes não consorciados, a proposta foi aceita e os sistemas desenvolvidos pelo CIGA passam a ficar disponíveis para demais estados do país.
Ainda durante a reunião foi realizada a ativação dos serviços de Data Center próprio do CIGA que será utilizado principalmente para testes das ferramentas e back ups para os municípios. O Data Center do CIGA tem capacidade de 22 Terabytes. "Cada byte equivale a um caractere, se imprimíssemos toda a capacidade desse Data Center em folhas de papel e esticássemos essas folhas, seria possível imprimir o equivalente em papel que possibilitasse dar 132 voltas ao redor da Terra", explica o diretor-geral do CIGA, Gilsoni Albino.