A Federação Catarinense de Municípios – FECAM, representada pelo presidente, Celso Zuchi, prefeito de Gaspar e pelo diretor de Articulação Institucional da entidade, Celso Vedana, esteve na manhã desta quarta-feira (07) na secretaria de Estado da Saúde, a convite do órgão estadual.
O objetivo desta reunião foi o de estreitar relações entre Secretaria de Estado da Saúde e FECAM para a discussão, junto aos municípios, de definições e esclarecimentos acerca da instalação de 10 Policlínicas em várias regiões do estado. Segundo o chefe de gabinete da secretaria, Ivanor Bez, o Governo do Estado tem a previsão para a construção de 10 Policlínicas em municípios ainda não definidos. As Policlínicas fazem parte das 21 destacadas pelo Pacto por Santa Catarina – Saúde, anunciado em 18 de setembro de 2012 pelo Governo do Estado com previsão de investimentos de R$ 500 milhões para a área. Ainda de acordo com o chefe de gabinete, o critério para a escolha será a disponibilidade de terreno e a possibilidade de cumprimento das exigências do BNDES por parte do município.
O presidente da FECAM agradeceu a abertura dada e ressaltou que a disponibilidade desta conversa e a aproximação com a secretaria possibilita que no futuro todos tenham um resultado positivo. "Assim podemos discutir junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, Estado, FECAM e Consórcios Públicos e buscar as melhores soluções tanto na implantação como no debate de como se dará a gestão dessas estruturas", define. O diretor de Articulação Institucional, Celso Vedana, destacou também a importância e necessidade de debater o assunto e fazer reuniões com as regiões, para saber a real necessidade da instalação das Policlínicas, a quem caberia o custo destas estruturas e a cargo de quem ficariam os gastos com custeio e manutenção.