O Boletim Informativo “Santa Catarina – Perfil Econômico, Financeiro e Social”, desenvolvido semestralmente pela Consultoria de Assuntos Econômicos (CAE) da Secretaria da Fazenda, foi divulgado nesta terça-feira (23). O boletim traz informações sobre a evolução dos números do Governo do Estado de Santa Catarina, entre eles o mercado de trabalho, setor industrial, infraestrutura, agronegócio, PIB, turismo, indicadores da gestão fiscal e financeira, desempenho do comércio exterior, dívida pública e dívida ativa, restos a pagar, precatório e investimentos, entre outros. O destaque fica para o desempenho da arrecadação total do Estado, especialmente a receita do ICMS, o principal imposto de Santa Catarina.
Formada pelo consultor de Assuntos Econômicos, José Alberto Meneguzzo Barbisan, e pela colaboradora Amanda Finck Drehmer, a CAE é responsável por assessorar o secretário da Fazenda, secretário-adjunto e diretorias, mediante elaboração de estudos, relatórios e boletins, mostrando o desempenho do Estado na economia, nas finanças e na área social.
O Estado de Santa Catarina, que é destaque com a menor taxa de pobreza e um dos melhores índices de renda, está atravessando um período de medidas de contenção de gastos, como as readequações dos valores das licitações, redução de despesas com combustíveis, diárias e terceirizados, por exemplo, para garantir o equilíbrio no orçamento. Apesar disso, o Estado teve um aumento de 41,84% nos valores repassados à manutenção e custeio da Educação, e foram aplicados R$ 601,5 milhões na área da Saúde e R$ 741,8 milhões em Segurança Pública.
O informativo, lançado a cada semestre, é distribuído desde 2007 a diferentes órgãos do Governo, Prefeituras Municipais e entidades representativas da indústria, comércio e tecnologia. São impressos aproximadamente 2.000 exemplares em formato de livreto, além de ser disponibilizado para todos os cidadãos no portal da Secretaria de Estado da Fazenda (clique aqui para acessar o Boletim Informativo).