Congresso Catarinense de Municípios terá fórum sobre mineração

No dia 19 de abril, a palestra magna, com o tema Plano Nacional de Mineração 2030 e as Políticas Públicas Federais para a Mineração Brasileira, será proferida pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia – MME, professor Cláudio Scliar. Em seguida, haverá uma palestra do professor de Engenharia de Minas da UFPE, Dorival Carvalho Pinto, com o título Os Municípios e a Compensação Financeira pela Extração Mineral.

No mesmo dia, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do MME, Edson Mello, falará sobre o Desenvolvimento Sustentável na Mineração. Logo após, o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, abordará A Indústria do Carvão e a Sustentabilidade Ambiental. Depois, o diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, Marcelo Ribeiro Tunes, palestrará sobre o passado e o futuro da Mineração no Brasil.

No dia 20 de abril, o fórum terá uma oficina para convidados para mostrar como aproveitar os rejeitos da mineração no desenvolvimento de políticas sociais e de inclusão nos municípios mineradores. A oficina será ministrada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM e projeto PRISMA.

O Fórum Regional dos Municípios Mineradores – 1ª Edição Região Sul é promovido pela Anamup, pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do Fórum, no portal da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.

Clique para ver a programação completa

Clique para ver o vídeo de divulgação

O X Congresso Catarinense de Municípios possui como tema “Compensações Ambientais e Condutas Vedadas em Ano Eleitoral”. Simultâneo ao congresso, haverá o III Seminário Estadual de Saneamento Ambiental e a VIII ExpoFECAM, exposição de produtos, serviços e tecnologias para os municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação FECAM.

Siga-nos no Twitter: @FECAM_SC
Página: facebook.com/FECAMSC