O Ministério da Integração Nacional investirá R$ 141 milhões na execução do Plano Estratégico de Prevenção do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A região é uma das que mais sofrem com as enchentes e deslizamentos que costumam castigar o estado. A transferência dos recursos foi tratada durante reunião entre o ministro Fernando Bezerra Coelho e o governador catarinense Raimundo Colombo, nesta quinta-feira (26/01), em Brasília.
O plano de prevenção contempla a implantação de sistema de monitoramento, alerta e alarme; aumento de barragens e contenção de encostas, além de outras intervenções para reduzir os efeitos das chuvas. Os editais de licitação para início das obras serão lançados em fevereiro.
Seca– A seca em Santa Catarina também foi tema da reunião, sendo que governador entregou ao ministro um relatório com números dos prejuízos já causados ao estado pela longa estiagem que atinge mais fortemente 84 municípios do oeste catarinense. As perdas mais acentuadas são nas lavouras de milho, soja, feijão e na produção de leite, que segundo estimativas locais, já passam de R$ 500 milhões.
Segundo o ministro, além das medidas de socorro já anunciadas pelo governo federal para as vítimas da estiagem no Sul do País, a presidenta Dilma Rousseff também determinou que as regiões suscetíveis às secas em Santa Catarina, e também no Rio Grande do Sul, sejam incluídas no programa Água para Todos, concebido para universalizar o acesso à água no Brasil.
Os detalhes para elaboração dos termos dos acordos de cooperação técnica entre o governo federal e o estado de Santa Catarina começam a ser definidos nos próximos dias na Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional.