O bom desempenho do setor primário da economia catarinense em 2010 se refletiu no fortalecimento do associativismo. O ramo agropecuário, que representa 63% do movimento econômico entre todas as cooperativas, gerou receitas totais da ordem de 7 bilhões 963,6 milhões de reais, com um crescimento da 8,5% em relação ao ano anterior. A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) informou que em 2010 foram fundadas duas novas sociedades cooperativas – a Cooperplant em Corupá, e a Cooperacel, em Campos Novos.
Atuam, em todo Estado, hoje, 53 cooperativas agropecuárias que reúnem 63.291 associados. O número de empregados teve crescimento de 7%, mantendo, a posição de maior empregador do sistema cooperativista com 22.352 colaboradores. Durante o ano, essas cooperativas recolheram 218,7 milhões de reais em impostos. A maior evolução registrada foi no patrimônio líquido que teve incremento de 64%, fechando o período em 2 bilhões 112,1 milhões de reais. As sobras do ano foram de 287,4 milhões de reais, compensando os maus resultados de 2009 e 2008.
O presidente da Ocesc, Marcos Antônio Zordan, mostra que as cooperativas agropecuárias se transformaram nos últimos 60 anos, em instrumentos de fortalecimento da renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, o que resulta no controle do êxodo rural e no desenvolvimento das comunidades urbanas e agrícolas. Zordan realça que as cooperativas prestam assistência técnica, educacional e social, recolhem e processam a produção, prospectam mercados e obtêm o melhor resultado financeiro para a atividade. Enfim, acompanham os produtores rurais em todas as atividades, dando-lhe segurança e tranquilidade. b) desafio das cooperativas agropecuárias, agora, é ampliar a participação das mulheres e dos jovens na vida das cooperativas: hoje, eles representam respectivamente 6,39% e 5,92% do número total de cooperados.
Apoiadas pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), as cooperativas investem fortemente em qualificação. No ano passado, o Sescoop promoveu 1.014 eventos para a formação profissional de 82.962 dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas catarinenses mediante desembolso da ordem de 6,8 milhões de reais. Esses números representam um crescimento de 19% no volume financeiro e 38% no número de eventos em 2010. As 262 cooperativas catarinenses (dos 12 ramos) cresceram 10,5% em receita operacional bruta no ano passado, totalizando 12,5 bilhões de reais. O quadro social teve uma expansão de 11,8%, atingindo mais de 1 milhão 126 mil pessoas.
Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo. O setor recuperou parte das perdas sofridas em 2009 em razão da grave crise financeira internacional que atingiu todos os continentes.
Fonte: MB Comunicação