No ano passado, a Unochapecó inaugurou o prédio próprio do Campus em São Lourenço e uma das prioridades foi a implantação de novos cursos, sendo esse o tema mais discutido da reunião fincando o compromisso por parte da Universidade de implantar já no próximo ano, os cursos de Direito, Psicologia e Tecnólogos conforme a demanda da região. Os novos cursos iniciarão no ano letivo de 2010 e as inscrições serão realizadas já em outubro e novembro.
Outro assunto discutido foi a criação de um programa de bolsa de estudos, onde a Universidade com apoio dos Municípios estudarão parâmetros para oferecerem aos estudantes mais carentes descontos para que possam freqüentar os cursos superiores com menores custos.
Segundo o reitor Odilon Poli, a Unochapecó possui um amplo programa de bolsas de estudos: um deles é do Governo Federal através do Prouni, e outro programa é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, onde os alunos recebem bolsas que vão de 30 até 70% de desconto nas mensalidades. “A idéia é implantar um programa de bolsa municipal, onde o estudante recebe o incentivo da prefeitura, e após formado, se compromete a continuar trabalhando no município” enfatizou o Reitor.
Conforme Poli desde a instalação da sede própria, a Univesidade vai estar cada vez mais presente no desenvolvimento da região, sendo esse o grande projeto da Unochapecó.
São Lourenço do Oeste está liderando esse fortalecimento da presença da universidade na região, que conta também com o apoio dos municípios de Cel. Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte e São Bernardino.
Também participaram da reunião o Prefeito de Cel. Martins Darci Cabral de Medeiros de Galvão Artidor Gonçalves da Rocha de Jupiá Adilson Verza, de Novo Horizonte Santos Zilli além da vice-reitora de graduação Maria L. Lajus, e o Diretor do Campus de São Lourenço Norival João Cenci.