Cerca de 40 famílias da comunidade de Ouro Verde, no distrito de São Roque, em São Lourenço do Oeste, estão mais próximas de terem água saindo direto da torneira de suas residências. É que nesta semana a empresa L&G Poços Artesianos Ltda., vencedora do processo licitatório, instalou a bomba do poço artesiano que irá atender a demanda local.
O governo municipal está investindo R$ 107,441 mil para a instalação da bomba do poço artesiano, recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsan). A próxima etapa será a instalação da rede de distribuição do reservatório até as residências, também com recursos do Funsan. O reservatório terá capacidade de armazenar 20 mil litros de água, devendo suprir a demanda das famílias, especialmente em período de estiagem.
Agustinho Assis Menegatti, prefeito de São Lourenço do Oeste, esteve na comunidade na manhã desta quinta-feira (31) verificando os trabalhos. “Água é o bem essencial para a vida. Estamos investindo nesta e em outras comunidades para garantir que todos tenham acesso ao que é básico”, diz o prefeito. Recentemente o distrito de Frederico Wastner e a comunidade de linha Filipini também ganharam poços artesianos, beneficiando mais de 200 famílias no total.
Mais água
Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou o Programa Fonte Cheia, projeto em parceria com o Conselho Municipal de Saneamento. A iniciativa visa recuperar mais de 100 nascentes, que serão escolhidas através de edital de credenciamento na Secretaria de Agricultura, com coordenação de uma comissão. Os investimentos partem do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsan), seguindo as diretrizes de ações vinculadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico de São Lourenço do Oeste.
Data de publicação: 31/08/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.