O mutirão de consultas oftalmológicas promovido pelo governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, vai atender 200 pacientes entre esta segunda (10) e terça-feira (11). Aqueles que forem diagnosticados com catarata e pterígio poderão realizar a cirurgia nos próximos mutirões.
Desde o início da manhã desta segunda-feira, os pacientes estão sendo recebidos no auditório da Secretaria de Saúde, onde recebem as primeiras orientações e, depois passam para o consultório. Vale ressaltar que estes 200 pacientes encontram-se na fila estadual para serem atendidos e deveriam passar pelas consultas no Hospital da Fundação, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Mas, devido à falta de prestadores de serviço para esse procedimento, a Secretaria de Saúde investiu no mutirão para não atrasar mais as consultas oftalmológicas e os encaminhamentos das cirurgias.
Caio Ribeiro Azambuja, médico oftalmologista, ressalta que os mutirões em municípios de menor porte são importantes porque conseguem atender um número grande de pacientes e, no caso da oftalmologia, melhorar a qualidade visual da população com bastante eficiência.
O secretário adjunto de Saúde, Filipe Martins, reforça que o governo municipal, inclusive, fornece os óculos para os pacientes, dando prioridade para idosos e crianças. O mutirão de consultas oftalmológicas está sendo feito com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims) de Pato Branco.
Data de publicação: 10/06/2024
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.