O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou, nesta quinta-feira (14), uma simulação de evacuação no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Mundo Colorido. Na sexta-feira (15) será a vez da Escola Básica Municipal (EBM) Santa Catarina. A ação tem como proposta preparar bombeiros e escolas para situações de emergência como incêndios e riscos estruturais, por exemplo.
Daniel Massarotte, tenente do Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, explica que nestes treinamentos há participação de bombeiros militares e comunitários da região, envolvendo cerca de 30 profissionais. Para ele, a ação estimula a cultura da prevenção nos ambientes e nas pessoas simulando situações de vendaval, incêndio e invasão, por exemplo. “É inédito na região e para nós também”, diz. Massarotte enaltece a parceria com a Secretaria de Educação e destaca que é um momento sensível e de aprendizado. Vale lembrar que em julho deste ano a simulação foi realizada em outras duas escolas. “Esperamos um bom resultado”, finaliza o tenente.
O secretário de Educação, Alex Tardetti, conta que a equipe já fez a parte teórica com bombeiros e Polícia Militar e que agora está sendo feita a prática. Para ele, é importante simular as situações de crise que possam acontecer dentro das unidades escolares, onde há adultos e crianças. O secretário lembra ainda que todas as escolas do município estão com o botão de emergência devidamente instalados, sendo mais uma ferramenta importante em momentos risco. “Nosso objetivo é ainda diminuir a ansiedade das pessoas, mostrando a elas como sair do ambiente e como agir”, reforça.
Data de publicação: 14/09/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.