You are currently viewing Dia de campo valoriza produção sustentável de leite em São Lourenço do Oeste

Dia de campo valoriza produção sustentável de leite em São Lourenço do Oeste

A Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste e a Epagri municipal promoveram, na tarde de quarta-feira (27), um dia de campo na propriedade da família Lovatto, na comunidade de Planalto. Participaram profissionais da área, servidores municipais e jovens do curso Organização, Gestão e Protagonismo do Centro de Treinamento de Chapecó (Cetrec).

A família Lovatto tem como principal fonte de renda a produção leiteira e usa como fórmula o sistema de produção à base de pasto, modelo que utiliza as pastagens perenes de verão como principal fonte de alimentação dos animais, sendo a forma mais barata, competitiva e ecologicamente correta de produzir leite no Sul do Brasil. Ela reduz os riscos econômicos para o produtor, pois é menos dependente de insumos externos, como a ração, e é ecologicamente sustentável. O local tem 12 hectares de área para a atividade.

Com a estruturação do trabalho, a propriedade é uma Unidade de Referência Técnica da Epagri e agora serve de modelo para agricultores da região. E foi isso que o dia de campo proporcionou: que jovens agricultores vejam na prática novas possibilidades de manter a sua propriedade economicamente saudável.

Recursos

O secretário de Agricultura de São Lourenço do Oeste, Gilberto Bordignon, explica que é visível quepropriedades pequenas e bem conduzidas com acompanhamento, mesmo neste momento de dificuldade, ainda têm lucro. “Os brasileiros produtores de leite não concorrem entre eles, mas sim com produtores de outros países. Essa é a nossa preocupação: que o jeito de trabalhar organizado faça os produtores ainda vender mais barato e manter suas propriedades”, diz.

A família Lovatto é uma das centenas de São Lourenço do Oeste que também recebe incentivo do governo municipal para manter a atividade. Com o Programa Cheque do Leite, a família garante um bônus fiscal para reinvestir na propriedade, como a compra de algum maquinário e pequenas reformas. Tem ainda o Programa Cheque do Campo, bônus fiscal com auxílio de hora máquina e o Programa de Melhoramento Genético, visando melhorar as condições de trabalho dos agricultores.

Para saber mais sobre os programas da Secretaria de Agricultura e as parcerias com a Epagri, o contato é o (49) 3344-8585.

Data de publicação: 28/09/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço Oeste.