O governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, aderiu ao projeto “Penso, Logo Destino”, idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. O objetivo é a conscientização e o envolvimento de toda a população para o descarte correto dos resíduos sólidos. Segundo informações do IMA, Santa Catarina quer se tornar o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.
Nesta fase do projeto, moradores de São Lourenço do Oeste poderão fazer o descarte de lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, pilhas e baterias. Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins.
O projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde e prefeituras.
Coleta
Em São Lourenço do Oeste, o destarte dos materiais poderá ser feito até o dia 25 de novembro nos locais identificados, que são: escolas municipais; prefeitura; garagem da prefeitura (ao lado da UPA 24 horas); garagens dos distritos de Frederico Wastner, Presidente Juscelino e São Roque e nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana. Depois desta data, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município fará a coleta de todos os materiais para dar o destino final.
Data de publicação: 06/11/2024
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.