A solenidade que marca os 50 anos da história da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont foi realizada na noite de terça-feira (31), na biblioteca, e reuniu autoridades, usuários e servidores municipais. O Trio de Violões, do Instituto Cultural, recepcionou o público, e o Coral São Lourenço fez uma apresentação especial.
Três pessoas, todas em memória, foram homenageadas na solenidade. Sabino Santin, prefeito na época da criação da biblioteca, Lídio Sutilli, vereador que criou a lei que instituiu o espaço, e Ermindo Lazzarotto, coordenador municipal de Educação e que, anos mais tarde, sugeriu o nome “Santos Dumont”.
O prefeito em exercício, Rennã Fedrigo, falou que são grandes os desafios da educação e frisou a importância de pessoas que, no passado, já projetaram uma biblioteca. Para ele, o desafio agora é fazer com que as novas gerações continuem a criar amor e conexão com o município.
Secretário de Educação, Alex Tardetti lembrou que a Secretaria de Educação realizou um trabalho importante de resgate da leitura, tendo atualmente a Biblioteca Itinerante que usa o trenzinho como forma lúdica para as crianças. Falou que vivemos na era da tecnologia e da inteligência artificial, mas que não podemos desligar das bibliotecas e dos livros.
A presidente da Câmara Municipal, Marlice Perazoli, parabenizou as famílias dos homenageados e explicou que, recentemente, os vereadores aprovaram a mudança de nome da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont para Biblioteca Municipal Professor Ermindo Lazzarotto, levando o nome de um dos homenageados da noite.
O promotor de justiça, Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, falou com carinho dos 65 anos de município que já tem uma biblioteca com 50 anos, destacando que desde o início as pessoas se preocuparam com a educação. Disse que cresceu morando em frente a uma biblioteca, e que isso formou e modificou sua vida.
Visitação
A biblioteca atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e em comemoração aos 50 anos, foi montada uma exposição contando sua história. A visitação ficará aberta ao público durante todo o mês de novembro. Para visitas guiadas, o contato é o (49) 3344-1616.
Histórico
– A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont foi criada em 1º de novembro de 1973. A lei municipal foi de autoria do vereador Lídio Sutilli, durante a gestão do prefeito Sabino Santin e com Ermindo Lazzarotto ocupando o cargo de coordenador municipal de Educação;
– O nome “Santos Dumont” veio depois, em homenagem ao centenário do estudioso e inventor. A designacão partiu da Biblioteca Nacional, naquela época vinculada ao Ministério da Cultura e Educação, que determinou que o município escolhesse algum orgão público nomear com “Santos Dumont”. A indicaçao surgiu de Ermindo Lazzarotto.
– Importante destacar que, recentemente, a Câmara Municipal aprovou a mudança do nome da biblioteca. A partir de janeiro de 2024, se chamará Biblioteca Municipal Professor Ermindo Lazzarotto, em homenagem a Ermindo Lazarotto.
Data de publicação: 01/11/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.