O governo municipal de São Lourenço do Oeste decretou situação de emergência, neste domingo (13), em razão da forte chuva acompanhada de granizo intenso na madrugada de sábado (12), especialmente nas comunidades pertencentes ao distrito de Presidente Juscelino. Houve prejuízo material, principalmente em telhados de residências e até mesmo da Escola Básica Municipal (EBM) Nossa Senhora de Lourdes.
De acordo com informações da Defesa Civil municipal, cerca de 100 residências precisaram ser atendidas com lonas. Com o decreto, o município mobiliza todos os órgãos municipais para atuarem sob o gerenciamento da coordenadoria de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. Corpo de Bombeiros, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão empenhados, desde o fim de semana, no atendimento das famílias atingidas.
Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti, esteve no distrito de Presidente Juscelino e recebeu o coordenador da Defesa Civil regional, Luciano Peri, que está acompanhando os trabalhos no município. Segundo o prefeito, o decreto de situação de emergência é o primeiro passo para que o município tenha apoio do Governo do Estado de Santa Catarina com recursos e materiais para reparar os danos causados pelo granizo.
Aulas adiadas
A EBM Nossa Senhora de Lourdes teve o telhado bastante danificado e praticamente todas as salas de aulas foram tomadas pela água da chuva. Com isso, a escola informa que não haverá aula nesta segunda e terça-feira (15). Os reparos já estão sendo feitos e a equipe de professores e servidores também auxilia para que tão logo tudo retorne a normalidade.
Data de publicação: 14/08/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.