You are currently viewing Polícia Militar e Secretaria de Educação realizam protocolo de segurança nas escolas da rede municipal de ensino

Polícia Militar e Secretaria de Educação realizam protocolo de segurança nas escolas da rede municipal de ensino

A Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste, iniciou nesta semana mais uma ação que faz parte da rede de segurança escolar. O protocolo “Fugir – Esconder – Lutar” está sendo apresentado em todas as unidades da rede municipal de ensino, onde alunos e professores estão sendo orientados na teoria e na prática para enfrentar possíveis casos de violência e invasão nestes locais.

O subtenente Fabiano André dos Santos, da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, explica que o protocolo visa realizar ações racionais em possíveis atentados em instituições de ensino. “Ele apresenta, de forma básica e eficaz, a questão da maximização da preservação de vidas através de ações simples que os alunos e professores podem adotar em relação a atentados com agressor ativo”, ressalta. Ele diz que é importante o grupo escolar estar pronto para dar resposta imediata até a chegada da polícia.

Agustinho Assis Menegatti, prefeito de São Lourenço do Oeste, acompanhou o protocolo na manhã desta quarta-feira (5) na Escola Básica Municipal (EBM) São Roque, no distrito de São Roque. Para ele, o protocolo é muito importante porque mostra a importância da prevenção dentro do ambiente escolar e que, com ações simples, o resultado pode ser diferente em um possível ataque. “O governo municipal tem investido em outras medidas para auxiliar os órgãos de segurança e ajudar a preservar a vida da comunidade escolar. Já temos o botão de emergência, o reconhecimento facial de presença, vigias e câmeras, por exemplo, mas continuamos na busca por melhorias”, enaltece.

Protocolo

Fugir – alunos não estão tendo contato direto com o agressor, mas tem a possiblidade de rota de fuga para sair do local e evitar serem possíveis vítimas;

Esconder – alunos podem não ter contato direto com agressor, mas não tem rota viável para poder sair do local;

Lutar – alunos já estão diante do agressor e precisam fazer sua defesa para preservar a própria vida e dos demais que estão no mesmo ambiente.

 

 

Data de publicação: 05/07/2023
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.