Conferência Municipal de Saúde abre espaço para debate sobre políticas públicas
Os municípios de São Lourenço do Oeste, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, Quilombo e São Bernardino realizaram suas conferências municiais de saúde de forma conjunta. Foi na tarde desta quinta-feira (23), no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, junto ao Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em São Lourenço do Oeste.
O tema deste ano foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, e os grupos debateram os seguintes eixos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Houve ainda palestra com a professora Ângela Maria Blatt Ortiga, do Centro de Educação do Alto do Vale do Itajaí (Ceavi) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), falando sobre o tema da conferência.
Acácio Rogério Mascarello, secretário de Saúde de Novo Horizonte, representou os demais secretários no evento. Para ele, a conferência é tempo de avaliar e reformular as políticas de saúde no município, estado e país. Enalteceu que a participação de todos é importante porque saúde é primordial, sendo direito e dever de todos.
Prefeito de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti falou com carinho sobre os profissionais que escolhem a saúde como profissão e destacou que a conferência é importante para que todos melhorem o atendimento e a prestação de serviço.
Os objetivos das conferências são avaliar a situação da saúde pública no município, contribuir para a formulação da Política Municipal de Saúde, eleger seus delegados para participar da etapa macrorregional e da Conferência Estadual e ainda formular propostas para a Conferência Estadual de Saúde. São Lourenço do Oeste chega a sua 7ª Conferência Municipal de Saúde.
Data de publicação: 23/03/2023
Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço do Oeste.